Por que apoiar o sindicalismo nos dias atuais

O sindicalismo tem enfrentado novos desafios como a redução na sindicalização e a fragmentação dos trabalhadores e muito se questiona o papel dos sindicatos nos dias atuais. O cenário atual é de muitas transformações sociais como o surgimento das IAs, crise climática, transições políticas e desregulamentação trabalhista.

O assessor sindical espanhol, Antonio Baylos, analisa esse cenário no livro “Para quê serve um sindicato? Instruções de uso”*, em tradução livre. Para ele, o sindicato é uma possibilidade de mobilização coletiva e um dos fundamentos da democracia. Ou seja, uma forma do trabalhador se contrapor aos interesses do patrão.

A negociação coletiva é a principal ferramenta do sindicato para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. Diante da precarização do trabalho e de fenômenos como a pejotização, Baylos propõe a criação de uma nova cultura sindical, sem perder a identidade de classe.

*Disponível apenas em espanhol, o livro foi compilado pelo diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, em texto publicado pela NCST.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À SITIGRAM - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Maringá Soletel